terça-feira, 23 de março de 2010

iPANÇAS abre com baile de gaita-de-foles


O primeiro dia do festival da iPUM terá inicio às 21h do dia 14 de Abril e pretende encher a pança do público com música tradicional portuguesa e medieval entoada pelos BVRIOS. O som das gaitas-de-foles e da percussão vai ecoar no Insólito em Braga convidando o público a um pézinho de dança. Desengane-se quem recusar um convite ao baile pois este é o palco de um workshop de Danças Tradicionais.

Os BVRIOS são compostos por três gaiteiros e dois percussionistas e dois elementos encarregues da arte circence. Os sete elementos conheceram-se nos iPUM e decidiram formar um grupo paralelo que retomasse outros instrumentos musicais tradicionais na sua performance. Denominam-se de BVRIOS dada a carga histórica deste povo: "Vindos do reino da Germania com as tribos dos Suevos e Visigodos...os Búrios caminharam por bosques e florestas da terra de ninguém...A beleza da região, recursos naturais e a sua localização...cedo conquistaram este povo...e resolveram adoptar as terras, entre cávado e homem, como suas" (Domingos Maria da Silva, Os Búrios, Terras de Bouro, Câmara Municipal de Terras de Bouro, 2006).

São estas as sonoridades portuguesas e medievais que vão ditar o compasso do workshop de Danças Tradicionais Portuguesas e Europeias a cargo dos iPUM em parceria com a Equipa Espiral. Uma coligação que já vem das Aulas de Danças Tradicionais que decorrem todas as quartas-feiras na sede da Equipa Espiral. A entrada no Insólito é gratuita para todos os que quiserem fazer parte deste baile tradicional.
 

Sem comentários: