sábado, 27 de março de 2010

iPUM reúne gaiteiros em Braga


Sexta-feira, 16 de Abril, a noite está reservada a um sarau de música e danças tradicionais. O Centro Cultural e Social de Santo Adrião abre as portas às 22h ao “Terreiro do Gaiteiro”, pela primeira vez em Braga, e ao grupo já internacional Sons da Suévia. O terceiro dia do PANÇAS pretende apelar ao convívio e fazer das melodias das gaitas-de-foles e percussão um chamamento para a dança.


O "Terreiro do Gaiteiro" reúne num tom informal apreciadores e tocadores de Gaitas de Foles, seja galega/minhota ou transmontana, de todo o país. Tem o objectivo principal de fomentar a proximidade e partilha da música tradicional entre gaiteiros, percussionista, tamborileiros, acordeonistas, entre outros. O público é, assim, convidado a desfrutar desta atmosfera festiva e a responder ao encantamento das melodias juntando-se aos músicos, dançando ou tocando com eles.


Convidado a participar neste convívio está, sem dúvida, o grupo Sons da Suévia. Este grupo, composto por três gaiteiros, uma tocadora de tarota e três percussionistas, inspira-se nos cancioneiros medievais, na música celta e no folclore do noroeste peninsular. Os sons da Suévia inserem-se numa nova e entusiasta onda de música revivalista da Idade Média, música alta, música de festa, de rua, do povo, de grande animação, de ritmo que pede dança. Este projecto já percorreu o país inteiro, incluindo o arquipélago dos Açores, e a Itália e Espanha.
 

Sem comentários: