quinta-feira, 25 de março de 2010

iPUM celebra a tradição dos cantares portugueses

Neste segundo dia do PANÇAS, quinta-feira, dia 15 de Abril às 21h, sobem ao palco da Junta de Freguesia de S.Victor as cantadeiras Mulheres do Minho sendo exibido, depois, o Documentário "Povo que canta revisitado" com a presença de Manuel Rocha. 


Mulheres do Minho é um grupo de cantares tradicionais formado por nove mulheres que partilham o gosto por cantar e a vontade de dar voz à música cantada pelas lavadeiras minhotas. Este grupo de cantares, sediado em Braga, surgiu por se ter constatado que, pouco a pouco, as verdadeiras intérpretes desta música vocal iam desaparecendo. Nasce e torna-se em Associação em 1998 e nesse mesmo ano é gravado e lançado o 1º CD, “Cantares de mulheres do Minho”. Em 2003 surge o 2º disco, “Cantares religiosos de mulheres do Minho”, com cantos religiosos. O Mulheres do Minho realiza um trabalho de pesquisa, registo e divulgação dos cantares tradicionais das lavadeiras transformando-os num acto poético-musical cantado a cappella (sem instrumentos musicais).

A tradição dos cantares data já de há muito tempo atrás. O documentário “Povo que canta revisitado” pretende resumir a história de trinta anos de resistência da tradição musical portuguesa através da recolha de testemunhos de Manuel Rocha. Este antigo músico da Brigada Victor Jara, juntamente com Ivan Dias, iniciou em 2003 uma nova série do programa “Povo Que Canta”, seguindo as pisadas de Michel Giacometti. A primeira série foi emitida entre 1970 e 1973 na RTP por Giacometti, etnomusicólogo corso, e constitui um dos mais importantes documentos sobre a tradição musical portuguesa realizado através de registos in loco por todo o país. Manuel Rocha com o “Povo que canta revisitado” pretende contribuir para a compreensão e valorização da memória, reconstruindo e promovendo a cultura de raiz tradicional.

Como aquecimento para esta noite de tradições, cerca das 19h30, decorre um workshop de Gaita de Foles Galega/Minhota na Junta de Freguesia de S.Victor. Sob a direcção de Gonçalo Ribeiro dos Sons da Suévia este evento é também aberto a todos s que queiram participar.
       

Sem comentários: