terça-feira, 30 de março de 2010

O dia i do PANÇAS pretende animar Braga


No ponto alto do festival da iPUM, sábado, 17 de Abril, sobem ao palco do Auditório da Escola de Ciências da Saúde (ECS) da Universidade do Minho (UM), às 21h, a Velha Gaiteira, os Galandum Galundaina e a iPUM. Mas a festa começa de tarde com a arruada celebrativa do Dia do Bombo em Braga.


Na última noite do festival as honras da casa cabem à organização, iPUM, dando de seguida vez à actuação da Velha Gaiteira. Este grupo de Castelo Branco nasceu com o objectivo de divulgar a gaita-de-foles transmontana e as percussões tradicionais da Beira Baixa. O projecto ao som da gaita, da caixa, do bombo e dos adufes cria um reportório de temas originais inspirados num universo rural e pastoril que resulta no Trance Rural Orgânico. O nome constitui uma homenagem a todas as velhas gaiteiras que mantêm viva a música enquanto veículo de comunicação e expressão cultural e identitária.


Os segundos convidados a ser chamados à cena são os Galandum Galundaina. Vindo de Miranda do Douro chega ao Auditório do ECS o quarteto que retrata nos seus temas a tradição musical do nordeste transmontano. Os instrumentos musicais são criados e/ou modificados pelos Galandum Galundaina de forma a construir sons e melodias únicas. Não esquecem, contudo, de incluir no seu reportório os ritmos dos instrumentos e vozes tradicionais, cantando sempre naquela que é a segunda língua oficial portuguesa, o mirandês. Acabado de lançar o terceiro álbum, “Senhor Galandum”, este grupo aposta agora “menos nas gaitas e mais nas canções”, como afirmam em entrevista ao Ípsilon.

Mas as celebrações do último dia do PANÇAS começam mais cedo, às 15h, com o desfile do Dia do Bombo em Braga. É na Praça do Município a concentração para a arruada que vai juntar escolas e grupos de todo o concelho de Braga com projectos na área da percussão tradicional. Sob a temática da "Prevenção rodoviária" e em parceria com o Governo Civil de Braga, a festa do bombo bracarense vai percorrer durante a tarde do dia 17 de Abril o centro histórico da cidade dos arcebispos. Uma celebração das tradições percussionistas que pretende reunir centenas de miúdos e graúdos num desfile animado.

Para garantir a presença na noite de Sábado no PANÇAS é necessário que faça a reserva para o e-mail ipum.minho@gmail.com, indicando o seu nome completo*.
* Devido à capacidade máxima do auditório ser de 300 lugares.
  

Sem comentários: